Ativar a interface de rede onboot no RHEL/CentOS 6.x e 7.x

Bom, há um bom tempo atrás na minha primeira instalação com imagem minimal do CentOS, perdi um pouquinho de tempo para habilitar a interface de rede no meu servidor no boot, resolvi então criar esse post para ajudar um pouco à quem necessite desta dica.

A opção “ONBOOT” vem desabilitada por padrão a partir da versão 6 do RHEL/CentOS, imagino eu que por razões de segurança. Porém, mesmo em versões minimal existe a possibilidade de habilitar a interface automaticamente durante a instalação, na opção “Configurar Rede”, “Editar” e marcando a opção “Conectar automaticamente”, conforme a imagem abaixo.

tela_instalação_rede_centos

Mas enfim, para você que não ficou atento durante a instalação, basta alterar no arquivo de configuração de interface a opção “ONBOOT” de no para yes

# vi /etc/sysconfig/network-scripts/ifcfg-eth0
DEVICE=eth0
HWADDR=08:00:27:0C:E6:46
TYPE=Ethernet
UUID=f7896960-2870-4dba-821c-d78f8f1ff38a
ONBOOT=yes
NM_CONTROLLED=yes
BOOTPROTO=dhcp

Após a alteração, basta reiniciar o serviço de rede e se você tiver um servidor dhcp configurado na rede, a interface já irá receber um novo endereço de IP.

No RHEL/CentOS 6.x

# service network restart

No RHEL/CentOS 7.x

# systemctl restart network.service

Dúvidas, comentários, sugestões?

comments

1 Comment

  1. Rodrigo Pimenta

    junho 14, 2018 at 13:02

    Boa tarde.

    No Red hat 7.4, ao alterar a resposta do onboot para “no”, a interface não é desativada. Como fazer para que uma interface seja desativada dentro das configurações do arquivo ifcfg-enccw0.0.0800 ou ifcfg-enccw0.0.0600 ?

    Vale lembrar que não quero apenas desativar pelo ifdonw, quero que fique desativado até que eu queira reverter a situação.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

© 2019 Blog do Vieira

Theme by Anders NorénUp ↑